Português

ESPERANTO…

…é uma língua criada para facilitar os contatos internacionais. Uma língua pela qual você pode se expressar livremente. Uma língua que pode ser pronunciada sem tanto esforço, por se tratar de uma língua fonética e com palavras que você pode reconhecer de outras línguas. Você mesmo pode criar palavras por meio de um engenhoso sistema de formação de palavras, de modo que não é necessário aprender tantos termos diferentes.

É uma língua que se baseia na ideia de que todas as línguas e culturas são igualmente valiosas e que a diversidade cultural do mundo é importante para o desenvolvimento sustentável. É uma língua que todos podem aprender e que não privilegia ninguém.

É uma língua por meio da qual você pode entrar em contato tanto com pessoas comuns quanto com pessoas extraordinárias de outras partes do mundo. Você pode usá-la para viajar e para participar de congressos internacionais em muitos países do mundo. Nestes congressos, você pode desfrutar de peças de teatro, filmes, músicas, danças e cantos, assim como palestras e excursões para conhecer um pouco das culturas locais. Você pode encontrar literatura em Esperanto traduzida de línguas menos conhecidas, como sagas islandesas, ou ainda como as histórias do escritor chinês Lusin e histórias em quadrinhos. E o que pensar ainda de autores que escrevem suas obras originalmente em Esperanto?

O Esperanto é realmente uma língua para trocas interculturais!

 

Ficou curioso sobre o Esperanto? Quer mais informações?

Entre em contato com a Liga Brasileira de Esperanto!

 

Brazila Esperanto-Ligo

SDS Ed. Venâncio III Sala 303, Brasília – DF, CEP 70.393-902

Telefone: (61) 3226-1298

e-mail: bel@esperanto.org.br

 

Portugala Esperanto-Asocio

Telefone: 21 714 1359

e-mail: info@esperanto.pt

 

Como aprender Esperanto?

Pode-se aprender Esperanto por meio do uso de livros didáticos, por cursos presenciais ou por correspondência, pela internet e também por aplicativos de celular.

Informações:

www.lernu.net

www.duolingo.com

ou pela Liga Brasileira de Esperanto

 

Sobre o IEI

O Instituto Internacional de Esperanto tem por objetivo:

  • Estimular o ensino de Esperanto por meio do método direto de Andreo Cseh, entre outros métodos. Juntamente com Julia Isbrücker, Cseh fundou o Instituto em 1930, e é reconhecido por seu método especial de ensino de Esperanto. O Instituto busca também possibilitar e encorajar o ensino de Esperanto de outras maneiras e por outros métodos;
  • Informar sobre Esperanto e sobre a cultura esperantista, entre outras maneiras, organizando dias de estudo sobre a literatura esperantista. O próprio IEI dispõe de uma considerável biblioteca, assim como também publica livros em Esperanto;
  • Organizar reuniões e cursos para estimular o uso de Esperanto por aqueles que estudam a língua;
  • Estimular o uso de novas tecnologias e da linguística computacional em relação ao Esperanto.

IEI é uma fundação sem fins lucrativos sediada em Riouwstraat 172, Haia, Holanda.

www.iei.fontoj.net

Telefone: +31 (0)70 3556677

E-mail: iesperanto@versatel.nl